segunda-feira, 21 de junho de 2010

Propostas de Trabalho de Geografia - Ensino Médio

Olá, alunos do ensino médio.
Como prometido, aqui estão as propostas de trabalho. Demorou um pouquinho, mas aí estão!
Abaixo vocês encontrarão propostas de análises gerais. Nelas vocês terão total liberdade de escrita, podendo recorrer a uma dissertação tradicional até uma crônica ou resenha crítica.
Para os próximos bimestres, teremos este tópico enriquecido com mais algumas propostas.
Valeu!
Professor Bruno.

Atenção:
*Todos os trabalhos deverão conter entre 30 e 50 linhas de texto, ou seja, sem contar título, nome, tema do trabalho, etc.
*Quando houver letras de músicas em outro idioma, pesquisar no site www.letras.terra.com.br. Este é um dos sites que oferecem as letras na íntegra, juntamente com traduções para a língua portuguesa. Basta digitar o nome do artista ou da música no campo de busca para se obter o item desejado.
*Aos que não possuem computador ou acesso à internet, a escola possui uma sala de informática. Cabe ao aluno a responsabilidade de saber o horário de funcionamento de tal sala.


- Trailer "o fabuloso destino de amélie poulain"
http://www.youtube.com/watch?v=aip3836VtZ0
Criar uma história em cima do vídeo (deve ser diferente da história original contada no filme).

- Desenho de Animação "Repete", de Michaela Pavlátová
http://www.youtube.com/watch?v=v2QaMJj9-tw
Redigir uma redação explicando a temática central do filme ou escrever uma história em cima do filme.

- Desenho de Animação "Réci, Réci, Réci", de Michaela Pavlátová
http://www.youtube.com/watch?v=AJEt10u3Qzk
Interpretar a animação, sem deixar de ressaltar os recursos de animação utilizados.

- Cena do filme "Down by Law", de Jim Jarmusch
http://www.youtube.com/watch?v=CrXj2tZbXps
Analisar os elementos: fotografia, expressão corporal dos atores e a cena em geral.




- Videoclipe "O que sobrou do céu", O Rappa
http://www.youtube.com/watch?v=__QO89gznL8
Analisar a problemática social mostrada no vídeo e as metáforas do clipe e da letra.

- Videoclipe "O Vento", Los Hermanos
http://www.youtube.com/watch?v=uXRSBsG9myY&feature=channel
Explicar a ausência quase que total de seres humanos no clipe, associando isso aos elementos naturais mostrados constantemente e interpretando a letra da música.

- Cena do filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
http://www.youtube.com/watch?v=kcxhH6YCVMg
Investigar o teor trágico e o teor cômico da cena; analisar o aspecto narrativo deste trecho.

- Abertura do desenho de animação "Ghost in the Shell 2"
http://www.youtube.com/watch?v=S_1PssU1a9U
Explicar a ideia proposta na cena.

- Videoclipe "Number 1", Goldfrapp
http://www.youtube.com/watch?v=W2OL3CdIGlg
Investigar as possíveis causas da proposta do clipe de animalizar os seres humanos e humanizar os cachorros, com a ajuda da interpretação da letra da música.

- Videoclipe "Glory Box", Portishead
http://www.youtube.com/watch?v=yF-GvT8Clnk&feature=related
Partindo da interpretação da letra e dos elementos da cena, investigar as causas da proposta de mostrar mulheres travestidas de homens.

- Videoclipe "Sour Times", Portishead
http://www.youtube.com/watch?v=niIcxMuORco&feature=related
Interligar a sonoridade de suspense juntamente com a letra de teor romântico e o video com temas de morte e tortura.

- Músicas "Cartilha do Ódio", Facção Central e "Rimo na Direita", Quinto Andar
http://www.youtube.com/watch?v=Q8mTwAH3uQk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ofM9gglDSmw&feature=related
Deixando de lado os vídeos, analisar e comparar as músicas e letras dos dois grupos de rap. Explicar as temáticas tratadas pelos dois grupos e o fato de serem tão diferentes.

- Propaganda publicitária "Freestyle", Nike
http://www.youtube.com/watch?v=9HTvGvNSSk8
Analisar qual a estratégia de marketing utilizada no comercial para vender o produto veiculado e qual o público-alvo.

- Propaganda publicitária "New Generation", Pepsi
http://www.youtube.com/watch?v=po0jY4WvCIc
Opinar criticamente sobre o fato de muitos dos atores se parecerem com Michael Jackson, sobre a estratégia de venda, público-alvo e sobre o slogan do comercial.

- Propaganda publicitária "The Street Where Originality Lives", Adidas Originals
http://www.youtube.com/watch?v=yNOA3Veod8s
Analisar a estratégia de marketing da marca e a estética do vídeo.

- Videoclipe "Karma Police", Radiohead
http://www.youtube.com/watch?v=1uYWYWPc9HU
Analisar a proposta do clipe juntamente com a temática da letra.

- videoclipe "No Susprises", Radiohead
http://www.youtube.com/watch?v=sgzeqwhNTDk&feature=related
Analisar a proposta do clipe, sem deixar de lado seus elementos estéticos e de linguagem.

- videoclipe "Fake Plastic Trees", Radiohead
http://www.youtube.com/watch?v=pKd06s1LNik&feature=channel
Dissertar sobre a temática social, cultural e ambiental da música, associando isso à proposta estética do clipe.

- Videoclipe "Sometimes Salvation", The Black Crowes
http://www.youtube.com/watch?v=lvqFkVNlWs8
Explicar a temática do uso de drogas, associando tal tema à música, à estética e aos recursos de linguagem do clipe.

- Cena do filme "Beleza Americana", de Sam Mendes
http://www.youtube.com/watch?v=XKBuwI2QAv8
Especular sobre o significado da rosa vermelha como elemento recorrente na cena em que o homem casado tem fantasias eróticas com uma adolescente; analizar os recursos técnicos utilizados: movimentos de câmera, luzes, referências artísticas, etc.

- Videoclipe "Me Llaman Calle", Manu Chao e poema "Umas e Outras", de Chico Buarque
http://www.youtube.com/watch?v=lzZWXUfIyIs
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86076/
Dissertar sobre a temática da prostituição e a proposta adotada pelo clipe e pelo poema, analisando os aspectos poéticos da letra da música.

- Videoclipe "Clandestino", Manu Chao
http://www.youtube.com/watch?v=0TamvrMZl4g
Partindo da análise da música e do clipe, dissertar sobre a temática social das imigrações internacionais.

- Videoclipe "People of the Sun", Rage Against the Machine
http://www.youtube.com/watch?v=7hQgCJGNspI
Dissestar detalhadamente sobre os recursos técnicos cinematográficos utilizados no clipe e sobre a temática tratada na música.

- Cena do filme "Nascido para Matar", de Stanley Kubrick
http://www.youtube.com/watch?v=6N-IYpxB0PQ
Dissestar sobre a relevância da cena em que, no meio de uma guerra, os soldados cantam uma música do Mickey Mouse. Analisar também os elementos cinematográficos: narração, fotografia e jogo de câmera.

- Videoclipe "Around the World", Daft Punk
http://www.youtube.com/watch?v=s9MszVE7aR4
Analisar os elementos estéticos e cinematográficos em conjunto com a música e a coreografia.

- Videoclipe "Losing my Religion", REM
http://www.youtube.com/watch?v=if-UzXIQ5vw
Juntamente com a análise audiovisual e musical, pesquisar as referências artísticas e culturais contidas em todo o clipe.

- Cena do filme "Asas do Desejo", de Wim Wenders
http://www.youtube.com/watch?v=6dDtZ-B0ohw
Analisar o diálogo dos anjos e explicitar as partes mais significativas; explicar a proposta da cena e do cenário.

-

0 comentários:

Postar um comentário